MANTER LENTES E CÂMERAS LIMPAS
Para evitar a proliferação de fungos limpe seus equipamentos após o uso.
Para limpar suas lentes é importante usar sempre os materiais indicados para este fim (soprador de poeira e pano de microfibra), pois o uso de materiais inapropriados pode deixar resíduos e prejudicar o equipamento. Utilizar um soprador de poeira facilitará a evaporação da umidade na superfície e os esporos de fungos.
ARMAZENAMENTO
O ideal para manter suas lentes com saúde funcional é armazená-las em ambientes com umidade controlada em torno de 45% a 55%, nunca abaixo de 30% e nem acima de 60%, desta forma será evitado que os fungos se proliferem e não sejam prejudicadas as borrachas e lubrificantes.
Use bolsas ou bag-cases para a proteção dos equipamentos apenas no transporte, não sendo indicado guardar suas lentes por muito tempo, pois além de manter a umidade alta são feitas de materiais orgânicos, tornando o ambiente de fácil proliferação a fungos. Também é importante manter a bolsa higienizada, lavando-a com frequência e expondo-a ao sol. Caso não tenha um gabinete com umidade controlada para manter seguro seus equipamentos, recomenda-se mantê-los expostos a luz, evitando a exposição direta ao sol, caso a faça é importante monitorar a incidência direta nas lentes.
COMO OS FUNGOS SE DESENVOLVEM
Importante trazer a cultura sobre fungos e seus danos em equipamentos:
“ O Reino Fungi é representado por organismos eucariontes unicelulares ou pluricelulares, sendo encontrados nos mais diversos tipos de ambientes. Fungos são organismos heterótrofos, ou seja, não produzem o próprio alimento, dependem da ingestão de matéria orgânica, viva ou morta, para sobreviver. Entre os fungos, incluem-se os mofos, compostos por micro-organismos definidos como esporos. Os fungos encontram ambiente ideal para se proliferar em matérias orgânicas, ambientes escuros e com elevada umidade relativa do ar”
Os equipamentos fotográficos - também armas, munições e eletrônicos - quando armazenados em ambiente que não tem o controle da umidade ideal e necessária para sua preservação e manutenção ficam vulneráveis a proliferação de fungos.
Ao se instalarem em lentes se proliferam alimentando-se de seus elementos ópticos de revestimento protetor, causando a interrupção da passagem da luz para o sensor da câmera, comprometendo assim todo processamento da imagem no equipamento. Lentes infectadas por fungos dificilmente são recuperadas, podendo ter danos irreversíveis e perda total. Além das limpezas terem alto custo devem ser exectadas por profissional competente, para preservar e não comprometer os sistemas mecânicos e eletrônicos. A única forma de preservar estes equipamentos é mantê-los em ambiente com umidade controlada.
Já vimos que os fungos precisam de um local ideal para seu desenvolvimento: umidade, escuridão e alimento. Se deixarmos nossas lentes em locais sem controle de umidade, sem luz e em contato com elementos orgânicos (gordura, poeira, couro, madeira, etc) estaremos criando um ambiente ideal para que os fungos se desenvolvam rapidamente e invadam os equipamentos.
A PóP Case traz um estudo de sistemas de iluminação, controle de umidade, acondicionados em um ambiente totalmente asséptico. Esta combinação de sistemas impede o desenvolvimento de fungos, mantendo os equipamentos preservados.